segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ataque à liberdade de expressão em Paranaguá




O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná vem a público estarrecido com a atitude de Nello Morlotti que atacou a liberdade de imprensa de forma arbitrária, com acusações autoritárias e cerceando a profissional Andressa Urbick, da TVCI (de programação própria, localizada em Paranaguá e que retransmite a programação do Esporte Interativo). Segundo o atual presidente da entidade, Márcio Rodrigues, há indícios de censura no fato (veja o vídeo aqui) ocorrido na sede do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na cidade de Paranaguá. “A forma antidemocrática como a repórter foi recebida deixou transparecer que os membros do diretório não estavam falando por si mesmos”, afirmou Rodrigues.

Outra questão que causa estranheza é a presença de Nello Morlotti, contratado por uma rádio e também membro de outro partido (PMDB), estar no diretório do PSDB naquele momento. “Ele agiu como se fosse advogado de Alceu Maron Filho. Além disso, cerceou a função da jornalista da TVCI de exercer a sua função, principalmente porque parte do grupo político, que integra o diretório, está sendo denunciado pelo Ministério Público do Paraná. Assim, a profissional tinha o direito e o dever de ir até lá (diretório é um local público) e fazer os questionamentos”, completou o presidente do Sindijor-PR.

Ainda sobre a questão da difamação e calúnia proferidas a jornalista da TVCI, Guilherme Carvalho (foto), futuro presidente do Sindijor-PR, explica que “é lamentável que isso aconteça ainda na imprensa paranaense”, reforçando: “percebemos acusações sem provas, no momento em que ela estava procurando fazer uma entrevista sobre assuntos que vieram a público sobre irregularidades no Porto de Paranaguá, em que membros do diretório estão envolvidos. O que foi feito por parte de Nello Morlotti foi acusar a profissional, de forma leviana, e de estar a serviço de outro partido”, completou Carvalho.  

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná considera a questão de impedir a profissional de questionar os membros do partido algo lamentável e que envolve toda a categoria, pois a profissional estava desenvolvendo seu trabalho e foi impedida, principalmente ao levantar assuntos de serviço público, de forma autoritária. O que está nas imagens não é jornalismo, esta pratica não pode ocorrer em nenhum lugar do nosso estado, do Brasil ou do mundo.    

O Sindijor-PR se solidariza com Andressa Urbick e com os jornalistas que têm enfrentado a sanha de pessoas que tentam impedir o trabalho jornalístico. O Sindicato ainda lembra aos donos da TVCI que é obrigação da empresa defender, na Justiça, a sua profissional, conforme estabelece a Convenção Coletiva dos Jornalistas, em sua cláusula 32.ª




Foto: Regis Luís Cardoso 

Nenhum comentário: