quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sindijor-PR repudia cerceamento aos profissionais da CGN


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR), por meio da Subseção Regional de Cascavel, repudia qualquer cerceamento ou impedimento do exercício da profissão, violação do direito ao acesso à informação e à liberdade de imprensa, como ficou caracterizado no episódio envolvendo os profissionais da Central Gazeta de Notícias (CGN) e acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O repórter Alexandre Martins Moura e o repórter cinematográfico Marcelino Pereira Duarte foram impedidos nesta quarta-feira (23/05) de fazer a cobertura jornalística de uma reunião em um espaço público, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), por parte de estudantes de medicina da instituição que são contrários a renovação de convênios com instituições privadas do ensino superior de Cascavel.

O que está em julgamento não é o posicionamento de parte dos estudantes de Medicina da Unioeste, contrários a entrada de alunos de universidades particulares no HUOP para treinamentos, mas sim o cerceamento do exercício profissional. Esse comunicado também tem o intuito de alertar a comunidade para as restrições de atuação que os profissionais da comunicação vêm sofrendo em espaços públicos.

Restrições ou impedimentos caracterizam-se em violação do direito ao acesso à informação e à liberdade de imprensa, passível de impugnação judicial, quer na esfera civil quer na esfera criminal.

O Sindijor-PR, representante legal da categoria dos jornalistas profissionais, tem plena convicção que a atitude de parte dos estudantes não caracteriza a opinião de todos os acadêmicos do curso de Medicina da Unioeste, tampouco a condução da atual direção do hospital público.

Qualquer ato de violência (seja ela física ou verbal) é uma atitude que merece repúdio não somente da entidade de representação de classe, mas de toda a sociedade.




Cascavel, 24 de maio de 2012

Júlio César Carignano
Diretor de fiscalização da Subseção de Cascavel

Nenhum comentário: