segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jornalista não é inimigo da verdadeira Polícia Civil


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná considera graves e preocupantes as ameaças dirigidas, de forma anônima através da internet, aos jornalistas que assinam a série de reportagens intitulada “Polícia Fora da Lei”, do jornal Gazeta do Povo. Devido à obscuridade e gravidade da situação, o Sindijor-PR entende que a Polícia Civil e o governo do Paraná devem tomar providências para identificar e punir os autores das ameaças, garantir à imprensa em geral condições para o exercício profissional e fazer sua parte para manter o estado democrático de direito.

Primeiro por entender que uma série de reportagens construída, com provas, irregularidades na segurança pública estadual, deve servir de suporte para identificar os responsáveis, assim como facilitar que a administração pública responda à sociedade como vai sanar os problemas ou vir a público para demonstrar que houve equívoco do meio de comunicação.

Segundo, e mais preocupante, é saber que o terror das ameaças provém justamente daqueles a quem a sociedade deposita suas esperanças para combater a criminalidade e manter a ordem, a civilidade e o equilíbrio entre os vários integrantes do estrato social. Esse parece ser um procedimento que remete à ditadura militar-civil de 1964-1982, período no qual agentes do Estado usavam esse expediente para amedrontar cidadãos que demonstravam consciência de seus direitos e dos deveres do poder constituído. Postagens anônimas classificam o jornalista Mauri König, coordenador da série, como “inimigo público número 1 da Polícia Civil”. Isso é inaceitável no Estado Democrático de Direito.

A série “Polícia Fora da Lei” apura irregularidades na aplicação do Fundo Rotativo da Polícia. A reportagem denuncia funcionários (entre eles delegados) por mau uso dessa verba e de bens públicos. O Sindijor-PR repudia e não aceita, como entidade que defende a categoria há mais de 65 anos, qualquer tipo de ameaça desse gênero.

Jornalistas jamais serão inimigos da instituição Polícia, aquela verdadeira e que cumpre seus direitos e deveres. As duas categorias atuam em benefício da sociedade e compartilham os mesmo ideais democráticos.



Gestão "Sindicato é uma questão de Classe!"




*Imagem: web

Nenhum comentário: