quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Vaga para Diretor do Escritório Regional da FIJ

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), em coordenação com o seu grupo regional, a Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe, FEPALC, abre o processo de seleção para o cargo de DIRETOR DO ESCRITÓRIO REGIONAL DA FIJ PARA A AMÉRICA LATINA. O Escritório Regional da FIJ na América Latina (LARO, em inglês), em Buenos Aires, Argentina, é a principal referência para os jornalistas e seus sindicatos na região na defesa dos direitos sociais e de segurança, desenvolvimento da mídia, promoção do sindicalismo e solidariedade profissional.

O papel do escritório é desenvolver a capacidade dos sindicatos filiados à FIJ na região para promover atividades práticas para atender as suas necessidades e fornecer-lhes informação regularmente. Como parte da Secretaria da FIJ, o escritório é responsável por coordenar o desenvolvimento sindical e de solidariedade profissional, desenvolver as atividades da FIJ na América Latina em cooperação com o secretariado e em consonância com as decisões do Comitê Executivo da FIJ e sua organização regional, a Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe (FEPALC).

O diretor do LARO será subordinado à FIJ e à Comissão Executiva da Fepalc. Ele ou ela deve ter as capacidades mínimas a seguir:

• Bons conhecimentos do sindicalismo e do jornalismo e uma ampla gama de temas relacionados com os meios de comunicação e jornalistas da região.

• Experiência comprovada na realização de campanhas focadas em melhorias dos interesses dos jornalistas.

• Experiência em gestão de projetos, incluindo a elaboração de sínteses, relação com doadores, implementação de iniciativas e apresentação de relatórios financeiros.

• Capacidade de gerenciar despesas de acordo com os orçamentos e implementar planos financeiros.

• Habilidade de comunicação escrita e verbal, assim como capacidades interpessoais e competência para fornecer relatórios e apresentações.

• Fluência em um idioma diferente do português (preferencialmente o inglês).

Sob a supervisão da Secretaria Geral da FIJ e em cooperação com a direção da FEPALC, o trabalho do diretor regional consiste, entre outras coisas:

1. Representar a FIJ na América Latina e administrar o Escritório Regional para a América Latina.

2. Atender a todos os assuntos administrativos, incluindo os relativos aos empregados e temas financeiros, de acordo com o regimento interno da FIJ, além de apresentar relatórios informativos à Secretaria Geral e ao Comitê Executivo da FIJ e à Comissão Executiva da FEPALC.

3. Contratar todos os trabalhadores do escritório regional em conformidade com as políticas e práticas de contratação da FIJ e seu acordo coletivo de trabalho.

4. Supervisionar as finanças de acordo com os orçamentos existentes e procedimentos gerais da FIJ.

5. Monitorar todos os contratos e obrigações legais do FIP.

6. Coordenar com os sindicatos filiados e dirigentes regionais o início, seleção, aplicação e implementação de projetos e programas no contexto dos programas e projetos regionais da FIJ com as atividades do grupo regional da FEPALC.

7. Assegurar a correta aplicação dos orçamentos e fundos destinados a projetos e programas e apresentar, oportunamente, relatórios financeiros sobre as finanças e a execução de projetos e programas.

8. Desenvolver e implementar um plano de comunicação para o escritório, emitir alertas e notícias sobre a liberdade de imprensa, direitos sociais e a segurança dos jornalistas.

9. Trabalhar em conjunto com parceiros na FIJ na região, incluindo as organizações das Nações Unidas, agências de desenvolvimento, grupos sindicais e as estruturas de direitos humanos; desenvolver redes de contato e parcerias com organizações da sociedade civil e outros atores não-estatais que compartilham a mesma visão, objetivos e diretrizes da FIJ.

10. Coordenar a implementação dos objetivos estratégicos da FEPALC com a autorização da sua diretoria e de acordo com seus regulamentos e políticas; e informar regularmente a sua direção.

11. Manter e desenvolver relações com sindicatos filiados e os órgãos estatutários da FIJ, organizar e dar suporte a todas as reuniões estatutárias regionais e respaldar a diretoria regional eleita.

12. Executar tarefas que eventualmente podem ser definidas pela Secretaria Geral da FIJ.


TERMOS E CONDIÇÕES

O Diretor Regional será contratado de acordo com as leis trabalhistas na Argentina e o acordo coletivo de trabalho do staff da FIJ.

REQUISITOS

Os candidatos deverão enviar preenchido um requerimento, junto com uma carta que fundamente a candidatura ao cargo, além de curriculum vitae para o seguinte e-mail: postulaciones@fepalc.org até a meia noite do dia 20 de janeiro (horário de Porto Alegre).

PROGRAMAÇÃO

Encerramento das inscrições: meia-noite do dia 20 de janeiro de 2012 (horário de Porto Alegre).

Envio da lista de perguntas por escrito aos pré-selecionados: 23 de janeiro


Avaliação dos candidatos: 23 - 28 de janeiro

A seleção será feita pelo Comitê Administrativo da FIJ, em coordenação com o júri definido pela FEPALC.

Link para arquivo de preenchimento da vaga:
sindijorpr.org.br/pub/publicacoes/4239f382789f322d196b0f5a7b463be0.pdf

Nenhum comentário: