segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Negociação continua. Há proposta por aumento real




Uma nova rodada de negociação para renovar a Convenção Coletiva de Trabalho dos jornalistas do Paraná foi realizada na tarde de hoje, na sede do Sindejor (Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Paraná) em Curitiba. A bancada patronal aceitou conceder aumento real, ao invés do proposto abono salarial. Em contrapartida, os trabalhadores devem avaliar a possibilidade de acrescentar cláusula que permite a negociação para assinatura de acordos coletivos de trabalho entre os Sindicatos de trabalhadores e empresas.

A proposta patronal é de repor a inflação medida pelo IBGE por meio do Índice Geral de Preços ao Consumidor (INPC) do mês de outubro de 2011, cuja taxa foi de 7,3%, e conceder aumento de 0,7%, fechando no total (reposição de inflação e aumento real) 8%. Na noite de amanhã (19h30), em Curitiba, haverá uma Assembleia Geral Extraordinária – a qual permanece em caráter permanente desde assembleia realizada em dezembro passado. Na oportunidade, os jornalistas terão o suporte do Dieese e da assessoria jurídica para que se tome a decisão a respeito dos rumos da negociação. Agora cabe aos jornalistas do Paraná avaliar a proposta patronal, e dar andamento a renovação da CCT.


Nova cláusula terá redação apresentada na Assembleia

A assessoria jurídica do Sindijor-PR vai refazer a cláusula apresentada originalmente no dia 20 de dezembro pela representação patronal. Os dirigentes dos trabalhadores já apresentaram uma contraproposta, detalhando um modelo de negociação, mas ela não foi aceita pelos patrões. Ao apresentar essa nova proposta aos patrões, espera-se que haja um posicionamento favorável da bancada empresarial, assim como se encaminhe o fechamento da CCT. Mas, mesmo que eles aceitem, quem dará a palavra final serão os jornalistas que participarem das assembleias realizadas em Curitiba, nas cidades com subsedes do Sindijor e dos jornalistas da base do Sindicato de Londrina e Região.

Nenhum comentário: