segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sindijor repudia ameaça a profissional da CGN

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) repudia as ameaças ao repórter cinematográfico Allan Machado, da CGN (Central Gazeta de Notícias) e presta solidariedade ao profissional que foi impedido de registrar imagens de uma ocorrência ocorrida na madrugada do sábado (03) na cidade de Cascavel.


O repórter acompanhava o socorro há três vítimas que estavam sendo atendidas pelo Siate após uma briga em uma festa de formatura que estava sendo realizada no centro de eventos Verde Valle, no bairro Nova Iorque. Mesmo estando em via pública, o profissional foi proibido de fazer as imagens por um grupo de pessoas, especialmente uma mulher que dizia ser uma das organizadoras do evento. A mesma pessoa ainda teve uma atitude preconceituosa ao afirmar “não teria culpa por ‘brigas de favela’ ocorridas do lado de fora do estabelecimento”.

Além de lastimar por essa tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa, o Sindijor cobra das empresas mais seguranças aos seus profissionais. Vale lembrar que entre os itens do conjunto de reivindicações da Campanha Salarial 201/2012 - entregue aos sindicatos patronais no dia 23 de setembro - está contida uma pauta específica sobre segurança dos trabalhadores.

O item solicita que “todos os jornalistas que se deslocarem a campo para apurar informações, com o intuito de cobrir conflitos ou tragédias que coloquem em risco a sua integridade física, deverão receber das empresas o suporte e equipamentos que lhes garanta a protetividade, entre eles um colete”.


Segue o link da matéria em que o repórter cinematográfico é ameaçado.

Nenhum comentário: