sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Relatório anual da FENAJ - Violência e Liberdade de Imprensa no Brasil

A publicação anual da Federação Nacional dos Jornalistas elaborado pela Comissão Nacional de Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa foi lançada no mês de outubro no XVIII Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC) em Natal (RN). O relatório mostra o panorama vivido pelos jornalistas em todo território nacional. Na publicação “Violência e Liberdade de Imprensa no Brasil” podemos ver diversas atrocidades sofridas por jornalistas de norte a sul do país. No texto são citados casos como o da Folha de São Paulo, que publicou um artigo em que desqualifica seus próprios profissionais; a principal derrota histórica da classe, quando o Supremo Tribunal Federal extinguiu a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista e, principalmente, a insegurança pelo qual os profissionais passam no dia a dia da profissão.

Alguns relatos chamam atenção

3 de maio de 2010 (São Paulo). A equipe da TV Record ficou mais de duas horas detida na 22ª DP – São Miguel Paulista. Os profissionais tentaram ouvir um policial sobre o uso indevido de veículo apreendido no pátio de uma delegacia, porém o delegado José Carlos Viegas prendeu o auxiliar de cinegrafia – Hebert Motta.

20 de maio de 2010. Gilvan Luiz Pereira (Juazeiro do Norte - Ceará), fundador do jornal Sem Nome, foi sequestrado e torturado por homens encapuzados. Cerca de 20 minutos depois a polícia interceptou o carro. O jornalista ficou cinco dias internado em um hospital de Juazeiro do Norte. Segundo Pereira o que motivou o crime foi uma denúncia sobre a esposa de um vereador da cidade que recebia Bolsa Família sem ter o perfil para isso.

18 de outubro de 2010. Francisco Gomes de Medeiros (Caiacó – Rio Grande do Norte). Jornalista assassinado na calçada de casa. De acordo com investigações duas pessoas chegaram numa moto e abriram foto. F. Gomes (como era conhecido) noticiava crimes no seu blog (www.fgomes.com.br). Foi correspondente dos jornais Diário de Natal e Tribuna do Norte. Pouco tempo antes de sua morte denunciou suspeita de troca de votos por ‘crack’, no primeiro turno das eleições em Caiacó.

Link do Relatório aqui.

Nenhum comentário: