sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Reivindicações Sindijor: Of. 189/2011

Completada uma semana do lançamento do Ofício 189/2011 destinado aos sindicatos empregadores de jornalistas no Paraná (Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná); (Sindicato das Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado do Paraná), o Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) e do Norte do Paraná, explicam que até agora não houve nenhuma procura por parte das entidades patronais. Dessa forma enviamos novamente a defesa dos valores materiais e morais da categoria no território paranaense. Segue a pauta de reivindicações pela renovação e ampliação da Convenção Coletiva de Trabalho dos jornalistas paranaenses:

1) Pauta econômica – reposição integral da inflação apontada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do período entre 1.º de outubro de 2010 a 30 de setembro de 2011; e aumento real de 6,77%, valor aferido com base na média do faturamento dos últimos três anos fiscais (2008, 2009 e 2010) das empresas de comunicação, conforme o relatório do Projeto Inter-Meios, descontada a inflação do período.

2) Pauta de benefícios – os trabalhadores farão jus a receber vale alimentação em valor a ser acordado entre as partes durante a negociação. Já os trabalhadores que não têm plano de saúde ou que recebem das empresas apenas o acesso à operador, mas descontam integral o valor do plano em seu holerite, passarão a arcar com 10% do valor do benefício, enquanto os empregadores serão responsáveis pelo pagamento de 90% da mensalidade (caso a empresa pague integral, esses trabalhadores continuarão com o mesmo benefício).

3) Pauta de segurança aos trabalhadores – todos os jornalistas que se deslocarem a campo para apurar informações, com o intuito de cobrir conflitos ou tragédias que coloquem em risco a sua integridade física, deverão receber das empresas o suporte e equipamentos que lhes garanta a protetividade.

4).Pauta de proporcionalidade – os jornalistas das empresas de comunicação (rádios, jornais, revistas, portais informativos, televisões ou similares) que atuem como editores devem ter ao menos um repórter sob sua responsabilidade para produção de conteúdo jornalístico.

5) Nova redação e inclusões – os Sindicatos de trabalhadores propõem alterações de redações de cláusulas de arrecadação (47.ª – reversão salarial) e de reconhecimento de profissionais que atuam na produção jornalística conforme anexo.

Texto na íntegra:

http://sindijorpr.org.br/pub/publicacoes/5d043037cb77e01184056f65d31ed355.pdf

Nenhum comentário: