terça-feira, 27 de setembro de 2011

26 de setembro – dia de passaralho!

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná tem em seu histórico bater insistentemente na tecla de que os meios de comunicação paranaenses estão, a cada dia, a depreciar a profissão em troca de ‘benefícios’ obscuros, que prejudicam a prática do bom jornalismo. Pode parecer pesado, mas o que explicar a demissão do profissional Dary Junior, âncora do RIC Notícias Paraná, que em menos de um ano de casa, cresce de uma forma relâmpago e, ‘do nada’, é demitido sem justa causa? (Dary chegou em novembro de 2010 para cobrir férias e, devido ao seu trabalho sério, tornou-se âncora e chefe de reportagem do principal jornal da emissora).

A desconsideração para com os jornalistas no Paraná não para por aí. A Band Curitiba demitiu oito profissionais (repórter, editor de imagem, pauteiro, repórter-cinematográfico – profissionais os quais eles insistem em denominar operador de câmera) também ontem. Os motivos, segundo um profissional que buscou o Sindijor hoje, pasmem, não lhe foi informado. A direção da entidade entrou em contato com o diretor de jornalismo da Band, Fabrício Binder, e a resposta dele para esse número excessivo de desligamentos foi que “a empresa está passando por um momento de readequação orçamentária”.

Mas para piorar a situação do drama humano vivenciado por aquele que perde o emprego vai além para esse profissional que veio até a entidade. Ele estava empregado em outra emissora e decidiu dedicar-se exclusivamente à Band. “Trabalhei um mês e me mandaram embora com a carteira em branco. Entrei no primeiro dia deste mês, meus documentos foram encaminhados ao RH. Eu pensei que estava efetivado e agora me sinto um lixo”, revela o profissional que prefere não se identificar por temer retaliação.

Demissão por competência não é mera coincidência!

No caso da RIC/Record, de acordo com o que o Sindijor apurou, a demissão de Dary Junior se deu “por readequação de equipe”, segundo nota da assessoria de imprensa do Grupo, seja lá o que isso queira dizer. Mas Dary tinha uma postura opinativa sobre questões do cotidiano, temas pontuais e que, muitas vezes, batiam de frente com a administração do município de Curitiba e do Governo do Estado. A boa audiência do programa do início da noite, ancorado por Dary e a atuação dele como âncora e chefe de reportagem era destacada entre os colegas de profissão. E o programa ganhava (não sabemos se continuará a ganhar) espaço entre os telespectadores paranaenses. Quem substitui Dary Junior é a jornalista Thayse Leonardi no RIC Notícias.

Outra questão polêmica é a readmissão do deputado estadual Gilberto Ribeiro (PSB), que voltou a apresentar o programa Balanço Geral da RIC. Coincidência ou não, Ribeiro faz parte da base do governo Beto Richa e é do mesmo partido do atual prefeito de Curitiba. O afastamento de Ribeiro está ligado ao atropelamento (segundo o Boletim de Ocorrência – embriagado) de um adolescente em Piraquara, em março deste ano. Há rumores de que a emissora prefere alguém ligado ao governo dentro da sua emissora, já que ano que vem tem eleição.

Mais mudanças

Segundo o blog Terceiro Caderno – do jornalista Paulo Galvez da Silva –, outras mudanças aconteceram. O apresentador Paulo Roberto saiu do programa Balanço Geral, da RIC/Record e já estréia no “Tribuna da Massa”, da Rede Massa/SBT, canal do Ratinho. Já o apresentador Adilson Arantes, que apresentava o “Tribuna”, agora, pelo que parece, ficará na geladeira.

Efeito dominó

O Sindijor-PR, infelizmente, espera para esta semana mais demissões ou profissionais indo para geladeira das redações. Isso porque segundo informações vindas da Rede Massa, dois programas caíram – Destaque e Tribuna da Massa 1ª Edição.

Nenhum comentário: