quarta-feira, 15 de junho de 2011

Adesões ao movimento dos jornalistas por aumento real crescem

O Sindijor continua recebendo diversas manifestações de apoio à decisão tomada em assembleia na última segunda-feira de prosseguir a negociação para a conquista de aumento real. A resposta dos jornalistas à intransigência patronal trouxe novo alento à luta dos trabalhadores por aumento real. O Sindijor já está preparando ações para mobilizar a categoria até o dia 1º de julho, quando acontece mais um preto e roxo nas redações.

Outros Estados - Os jornalistas do Distrito Federal também estão tendo dificuldades para fechar a convenção coletiva por conta da intransigência patronal. Contra tudo o que entende a Justiça do Trabalho desde a Emenda Constitucional 45/04, os jornalistas devem ingressar com dissídio sem a anuência dos patrões, para que o Judiciário arbitre o conflito. Veja mais aqui. Em São Paulo, os patrões do interior do Estado ofereceram 0,06% de aumento real para os jornalistas. Parece irônico, mas é mais do que oferecem os donos da imprensa paranaense.

É realidade, não para nós - Aumento real é a regra para os trabalhadores brasileiros. A pesquisa do Dieese divulgada ontem mostrou que, no ano passado, 94% dos 660 pisos salariais analisados pelo Dieese tiveram reajuste acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Mas não para os jornalistas paranaenses, que têm de enfrentar nove meses sem aumento algum e quase quinze anos “empatando” com a inflação – num empate que representa perdas, já que os salários são corroídos mês a mês, e a reposição é apenas uma vez no ano.

Nenhum comentário: