domingo, 8 de agosto de 2010

Carta de Foz do Iguaçu

Nós, trabalhadoras e trabalhadores representados pelos sindicatos dos jornalistas profissionais do Paraná e do Norte do Paraná, reunidos no 6º Congresso Paranaense dos Jornalistas, realizado de 6 a 8 de agosto de 2010 na cidade Foz do Iguaçu, reafirmamos a luta do conjunto da nossa categoria em defesa de um país mais justo, com distribuição da renda e universalização dos direitos e da cidadania.
Ratificamos nosso papel de contribuir e participar ativamente dos debates e das lutas pela democratização da comunicação no Brasil e no mundo. Ao lado dos demais movimentos sociais, defendemos que a comunicação seja considerada um direito humano, que as propostas aprovadas pela 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) sejam de fato implementadas, e que possamos construir, coletivamente, um jornalismo baseado nos princípios da pluralidade, liberdade de expressão e informação, sem monopólios ou oligopólios midiáticos e com limites à propriedade cruzada dos meios. Além disso, defendemos a reativação imediata do Conselho de Comunicação Social.
Prosseguiremos na luta pelo restabelecimento da exigência de formação superior específica para o exercício do jornalismo, alvo de uma decisão equivocada do STF, que atendeu aos interesses patronais e não aos interesses da maioria dos brasileiros. Para tanto, é fundamental a aprovação das PECs em tramitação no Congresso Nacional que restabelecem a obrigatoriedade do diploma.
Definimos também como prioridades para o próximo período as lutas pela criação de um Código de Ética do Jornalismo Brasileiro e de um Conselho Federal dos Jornalistas, medidas imprescindíveis para a consolidação da democracia brasileira e para a regulamentação da profissão de jornalista.
Ressaltamos a importância de nossos Sindicatos seguirem na defesa da dignidade e do respeito aos jornalistas e a seus direitos. Para tanto, é urgente que, a exemplo da Subseção de Foz do Iguaçu e Região, coorganizadora deste Congresso, os sindicatos, em conjunto com os trabalhadores, reativem e mantenham suas subseções sindicais, para ampliar nossa organização de base em cada local de trabalho.
Por fim, avaliamos que a aprovação da filiação do Sindijor-PR à Central Única dos Trabalhadores, aprovada por este Congresso, representa um marco para a inserção solidária da entidade sindical na luta pelos direitos dos trabalhadores paranaenses e brasileiros em busca de uma sociedade justa e igualitária.

Foz do Iguaçu, 8 de agosto de 2010.

Nenhum comentário: