quinta-feira, 22 de julho de 2010

Eleições da Fenaj: informe das chapas. Dia 26, debate no Sindijor

O Sindijor divulga o último informes das chapas que disputam a eleição da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho. Esta política do Sindijor de esclarecimento da base paranaense acerca da opinião dos dois grupos (Chapa 1, Virar o Jogo: em defesa do Jornalismo e do jornalista; e a Chapa 2, Luta Fenaj!) que pretendem conduzir a federação pelos próximos três anos será complementada com um debate entre o candidato a presidente da Chapa 2, Pedro Pomar, e a candidata a vice-presidente da Chapa 1, Maria José Braga, na véspera do pleito, dia 26, na sede do Sindijor, a partir das 20h. Abaixo, o início dos textos enviados pelas duas chapas, que podem ser lidos na íntegra pelo link ao final de cada um deles.
Chapa 1
Chapa 1 comemora vitória da PEC dos Jornalistas e intensifica campanha no país. Na segunda, dia 26, volta ao Paraná
A aprovação do relatório favorável à obrigatoriedade de formação superior para o exercício da profissão de jornalista foi comemorada com entusiasmo pelos integrantes da Chapa 1 Virar o Jogo em Defesa do Jornalismo e do Jornalista. ”É uma conquista que teve todo o empenho da direção da Fenaj e contou com mobilização da categoria”, ressalta nosso candidato à presidência, Celso Schröder. “É o começo da virada do jogo!”, aposta. O atual presidente da Fenaj e candidato ao Departamento de Relações Institucionais, Sérgio Murillo de Andrade, acompanhou a votação em Brasília. “Sempre acreditamos na vitória. O que estranhamos durante a votação foi a ausência dos integrantes da Chapa 2.” Dentro da reta final de campanha, na próxima segunda (26/7), Maria José Braga (1ª vice-presidente) e Valci Zuculoto (2ª tesoureira) estarão em Curitiba (PR). Vão novamente visitar locais de trabalho. À noite, Maria José Braga também participa do debate das duas chapas que concorrem a Fenaj, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09, conhecida como PEC dos Jornalistas, segue para debate e aprovação do plenário da Câmara dos Deputados. Além da mobilização, o momento pede paciência. Devido às eleições – para presidente, governadores, deputados federais e senadores – a Câmara trabalha em regime especial. A PEC dos Jornalistas deve ser incluída na pauta dos esforços concentrados de agosto ou setembro. Por isso, a Chapa 1, como mobilizadora que é, convoca todos os colegas para reunir forças e continuar na luta pelo diploma. “A maioria dos parlamentares retorna para seu domicílio neste período. Cada jornalista deve... (veja íntegra do informe aqui)
--*--*--
Chapa 2
Na reta final da campanha, Chapa 2 visita redações no Paraná
A eleição que escolherá a nova direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) será um momento muito importante para decidirmos como a categoria deve se organizar nos próximos três anos. A Chapa 2 Luta, Fenaj! traz aos jornalistas brasileiros uma proposta de mudança. Depois da sequência de derrotas que sofremos, não há outra alternativa a não ser renovar totalmente os quadros da federação e, dessa forma, pensar em novas estratégias para defender a categoria. Por isso, a Chapa 2, grupo de oposição à atual direção, pede a participação de todos os jornalistas do Paraná nas eleições e uma reflexão atenta sobre as propostas que estão apresentadas (consulte www.lutafenaj.com.br) as últimas semanas, os candidatos da chapa Luta Fenaj! percorreram várias redações em Curitiba, para divulgar as eleições, que serão realizadas nos dias 27, 28 e 29 de julho. O candidato a presidente pela Chapa 2, Pedro Pomar, esteve na cidade no último dia 15 e conversou com os profissionais da TV Paranaense (RPC-Globo), jornal O Estado do Paraná (Grupo Paulo Pimentel), Rede Massa (SBT) e jornal Gazeta do Povo (RPC). Durante as visitas, os jornalistas ouviram as propostas do movimento Luta, Fenaj e aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral e os debates mais recentes que envolvem a categoria. Muitos colegas manifestaram preocupação com os ataques que a profissão vem sofrendo. Não foram poucos os jornalistas que disseram ver nas eleições da Fenaj uma grande chance de mudança nos quadros da federação e de fortalecimento da categoria. No dia 19, as jornalistas Lenise Aubrift Klenk (candidata a vice-presidente regional Sul) e Valnísia Mangueira (candidata a diretora de Cultura e Eventos) fi... (veja íntegra do informe aqui)

Nenhum comentário: