sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Protesto da campanha salarial reúne jornalistas, estudantes e deputados em Curitiba; patrões não dão resposta

Fotos Leandro Taques
Manifestação do Sindijor-PR em Curitiba


Do Sindijor-PR


Os representantes patronais seguem sem apresentar nenhuma contraproposta à pauta de reivindicações da categoria, protocolada há dois meses, no último dia 24 de agosto. Na mesa-redonda desta quinta-feira (22/10), realizada na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) no Paraná, a atitude dos patrões se resumiu a mais uma vez negar o atendimento do conjunto das reivindicações.

A ausência de uma resposta concreta aos itens da nossa pauta — aliada ao ofício em que os patrões ameaçam com uma série de ataques aos nossos direitos históricos — revela a falta de respeito das empresas de comunicação em relação ao conjunto da categoria.

Do lado de fora da SRTE cerca de 40 pessoas entre jornalistas, estudantes, autoridades e membros dos movimentos sociais e de outras categorias, prestavam solidariedade e demonstravam seu repúdio aos ataques contra direitos já garantidos na convenção coletiva dos jornalistas do Paraná. Esta foi a primeira vez que a nossa categoria fez esse tipo de manifestação que teve a presença dos deputados estaduais Professor Lemos e Tadeu Veneri, do presidente da Central Única dos Trabalhadores, Roni Barbosa e representantes dos sindicatos dos Bancários, Correios, Justiça Estadual, Educadores do Paraná e Servidores de Curitiba.


Reunião

Durante a reunião, os representantes patronais se comprometeram apenas a avaliar a possibilidade de manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho, com o repasse da inflação dos últimos 12 meses, medida pelo INPC/IBGE (cerca de 4,45%).

Os Sindicatos cobraram a discussão das demais reivindicações, como o aumento real de salário e a concessão de vale-alimentação, entre outras. E exigiram ainda o comprometimento dos patrões para uma negociação permanente, com reuniões mensais entre novembro de 2009 e setembro de 2010, para que trabalhadores e empregadores discutam a pauta de reivindicações dos jornalistas.

Representante dos sindicatos patronais, o advogado Roberto Santiago solicitou a realização de uma próxima reunião, marcada para 3 de novembro, também na SRTE, às 10h. A mobilização da categoria deve continuar e ser ampliada, para que não haja perdas de direitos e para que alcancemos novas conquistas. Nenhum direito a menos!


Reunião entre os dirigentes do Sindijor-PR e do Sindicato de Londrina com os representantes dos patrões


Nenhum comentário: