quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Palestra de Gilmar Mendes em Santos é marcada por ato de repúdio

Do SJSP


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, foi recebido sob vaias e intenso protesto na noite da terça-feira (11/8), por dezenas de jornalistas e centenas de estudantes universitários, em Santos.

Mendes esteve na Universidade Santa Cecília, participando da Semana Jurídica e da palestra ‘Os 20 anos da Constituição Federal’. Mas, para sua surpresa e dos próprios organizadores, o foco principal foi a recente decisão do STF, que derrubou a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.

Já na entrevista coletiva, momentos antes de sua palestra, Mendes foi questionado pelos jornalistas que estavam cobrindo o evento e fez questão de dividir a responsabilidade de sua decisão com os demais membros do STF.

A atitude de Mendes é esperada: ele vem sendo rechaçado no Brasil inteiro, encontrando apoio apenas nos empresários da comunicação, os grandes responsáveis por sua decisão. Mas o ministro parece firme na sua convicção, segundo o jornal A Tribuna, de Santos, ele ainda ameaça outras categorias profissionais dizendo que a medida deve ser o início da discussão no País. “É apenas o início de um processo de revisão profissional corporativista que se desenvolve no Brasil. Lembre-se que eu fui apenas o relator do caso. Uma ampla maioria votou da mesma maneira”, referindo-se ao resultado da votação que derrubou a exigência do diploma por 8 votos a 1, dia 17/6.

Apitos e nariz de palhaço

Gilmar Mendes passou por situação difícil com manifestantes concentrados entre a porta do elevador e a entrada do auditório onde a palestra foi realizada. Com nariz de palhaço, apito na boca, jornalistas e estudantes xingaram e vaiaram o presidente do STF, dando muito trabalho à segurança do ministro. Na rua, de um carro de som também partiam palavras de protesto, com adesão de mais de 500 estudantes e outros sindicalistas, além de diretores da Regional do Sindicato, em um só grito de ordem: ‘Fora Gilmar!”

“Viemos para mostrar a indignação que ocorre em todo o Brasil dentro da categoria contra essa decisão absurda (do fim da exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista)”, disse o diretor regional do Sindicato, Carlos Ratton.

Mendes deu palestra para estudantes de Direito, que tinham em mãos manifesto da Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo mostrando as mazelas jurídicas promovidas por Mendes. Como a utilização de métodos e fundamentos questionáveis para tirar o banqueiro Daniel Dantas da cadeia.


Manifestação em Aracaju

Nesta sexta-feira (14/8), às 19h, Gilmar Mendes também dará palestra na VIII Semana Jurídica Nacional, na Universidade Tiradentes, na capital sergipana. E o Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, com apoio de outras representações sindicais, como a CUT-SE e movimentos sociais, já marcou protesto. A ordem é engrossar o coro: “Fora Gilmar.

Nenhum comentário: