terça-feira, 4 de agosto de 2009

Diretores do Sindijor-PR abordam parlamentares no Aeroporto Afonso Pena

Diretores do Sindijor-PR, em frente ao corredor de acesso aos portões de embarque do Aeroporto Afonso Pena. (Fotos Mauren Lucrecia)



Diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) estiveram no início da manhã desta terça-feira (4/8), desde às 6h40, no aeroporto Afonso Pena, onde convidaram parlamentares do Estado a aderir à Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma.

Os dirigentes sindicais abordaram os deputados Dr. Rosinha (PT-PR) e Wilson Picler (PDT-PR). Rosinha informou que já assinou sua adesão à frente, antes do recesso de julho, em Brasília. Picler formalizou seu ingresso no próprio aeroporto.

A frente parlamentar irá apoiar, no Congresso Nacional, a tramitação das propostas de emenda constitucional (PECs) que restituem a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Nos próximos dias, o Sindijor-PR pretende divulgar um balanço dos parlamentares do Paraná que já aderiram à iniciativa.

Quem coordena a coleta de assinaturas pela criação da frente é a deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM).

Até meados de julho, mais de 150 deputados e senadores de todo o país já haviam aderido à iniciativa. Para a instalação da frente, são necessárias ao menos 191 adesões.

Deputado Wilson Picler (PDT) assina adesão à frente pró-diploma



No último dia 14 de julho, o sindicato enviou um ofício a cada um dos 30 deputados federais e aos três senadores paranaenses. No documento, o Sindijor-PR os convida a ingressar na frente e a apoiar as PECs que tratam do diploma em jornalismo.

A frente irá defender a PEC 33/09, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), e a PEC 386/09, cujo autor é deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Ambas restabelecem a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

No próximo dia 20 de agosto, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados irá realizar uma audiência pública para discutir a questão.

Nenhum comentário: