sábado, 8 de agosto de 2009

AMB e ABI assinam nota pública em defesa do diploma para exercício do jornalismo

Do Portal IMPRENSA

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) assinaram uma nota pública em defesa da obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo.

Durante o 2° Encontro de Jornalistas das Associações Filiadas à AMB (Ejafa), realizado em Brasília (DF), ocasião em que o documento foi elaborado, os dirigentes das entidades defenderam a liberdade de imprensa, peça fundamental para a manutenção e aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito, de acordo com informações do site da AMB.

"Temos compromisso com o Judiciário e as prerrogativas e direitos dos magistrados, mas também com a democracia. Vivemos um momento de reflexão sobre temas como censura e dispensa do diploma de jornalismo", afirmou o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires.

Já o presidente da ABI, Marcelo Azedo, agradeceu o apoio da entidade na defesa da liberdade de expressão e na discussão sobre o exercício da profissão de jornalista "A queda do diploma é um retrocesso", afirmou Azedo.

Nota Pública da AMB e da ABI

Como resultado do 2º Encontro Nacional de Jornalistas das Associações Filiadas à AMB, realizado hoje em Brasília (DF), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) reafirmam o compromisso com os princípios fundamentais da República democrática, com ênfase na essencial liberdade de imprensa e na defesa das prerrogativas dos profissionais que representam.

A AMB e a ABI renovam o compromisso com a construção de um conjunto de normas regulamentadoras da profissão de jornalista, com a exigência de curso superior de jornalismo.

Brasília, 6 de agosto de 2009

Mozart Valadares
Presidente da AMB

Maurício Azedo
Presidente da ABI

Nenhum comentário: