sexta-feira, 10 de julho de 2009

Em preparação à Confecom, jornada debate no PR a democratização da mídia


2ª Jornada pela Democratização da Mídia começa neste sábado (11/7) em Curitiba; conferência nacional está marcada para dezembro


Entre o próximo sábado (11/7) e o início de setembro, a Comissão Paranaense Pró-Conferência de Comunicação irá realizar em Curitiba a 2ª Jornada pela Democratização da Mídia.

A jornada terá uma série de atividades e debates sobre diversos assuntos relacionados à comunicação, entre eles a imagem da mulher na mídia, a universalização da banda larga, a criminalização dos movimentos sociais, o controle social e o preconceito propagado por veículos de comunicação.

O fim do monopólio comercial, a revisão das concessões de rádio e TV, a implementação de um sistema público de comunicação e as rádios comunitárias são algumas das bandeiras dos movimentos sociais que buscam democratizar a comunicação no país.

No fim deste ano, entre os dias 1 e 3 de dezembro, acontecerá em Brasília a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Reivindicação antiga dos movimentos sociais, ela será o momento de debate das mudanças centrais para a área, num cenário de digitalização e convergência das mídias.

Todas as atividades da 2ª Jornada pela Democratização da Mídia são gratuitas.


A seguir, a programação completa:

11/07, sábado, às 9 horas
A imagem da mulher na mídia
Os estereótipos criados pelos meios de comunicação sobre a mulher e seu papel na sociedade farão parte deste debate. Venha discutir qual é a imagem disseminada pela mídia sobre as mulheres e o quê isso tem a ver com os interesses mercadológicos da mídia privada.
Local: APP Sindicato – Rua Voluntários da Pátria, 475 - 14º andar, Ed. Asa.
Palestrante: Rachel Moreno (Articulação Mulher e Mídia)

11/07, sábado, às 11 horas
Uma questão étnica e ética – os negros e sua representação
A presença de profissionais negros na mídia, o tratamento dado à cultura das comunidades afrodescendentes e a discussão feita pelos meios de comunicação sobre as políticas inclusivas, como as cotas raciais e as conquistas do povo quilombola.
Local: APP Sindicato – Rua Voluntários da Pátria, 475 - 14º andar, Ed. Asa.
Palestrante: Juliana Cézar Nunes (Cojira - Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial)

11/07, sábado às 14 horas
Contra o preconceito: o movimento LGBT e a comunicação no Brasil
A orientação sexual e a identidade de gênero de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais continuam sendo um fator de discriminação, fortemente ratificado pela mídia brasileira. A cobertura dada à Parada Gay, em São Paulo, à morte de um rapaz próximo a Praça da República e aos assassinatos de LGBT em Curitiba ressuscitam a discussão sobre o preconceito arraigado nos meios de comunicação brasileiros.
Local: APP Sindicato – Rua Voluntários da Pátria, 475 - 14º andar, Ed. Asa.
Palestrante: Léo Mendes (ABGLT - Associação Brasileira de Gays, Lèsbicas e Transgêneros)

11/07, sábado, 16 horas
Controle social e publicidade infantil
A transformação das crianças em públicos consumidores e os interesses capitais da mídia privada reforçam a necessidade de um controle social sobre os meios de comunicação. Quais são as discussões recentes sobre esse tema e o que já vem sendo construído pela sociedade civil brasileira serão abordagens deste debate.
Local: APP Sindicato – Rua Voluntários da Pátria, 475 - 14º andar, Ed. Asa.
Palestrante: Cláudio Cardoso (Campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania)

22/07, quarta-feira, 18h30min
Propriedade e concentração dos meios de comunicação
O monopólio da comunicação por famílias e grupos empresariais transformam um direito fundamental em um meio para o fortalecimento de poder político e econômico de poucas pessoas no Brasil. A visão patrimonialista do setor em contraposição ao direito humano à comunicação são o cerne desse debate.
Local: APP Sindicato – Rua Voluntários da Pátria, 475 - 14º andar, Ed. Asa.
Palestrante: João Brant (Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social)

08/08, sábado, 9 horas
Desafios do sistema público: a complementaridade necessária
A comunicação brasileira se caracteriza pelo predomínio das mídias privadas, enquanto existem poucos canais estatais e os canais públicos são experiências recentes e embrionárias. Os desafios para a construção de um sistema público e as premissas que devem orientar este campo serão temas chaves para este debate.
Local: APP Sindicato – Rua Voluntários da Pátria, 475 - 14º andar, Ed. Asa.
Palestrante: Jonas Valente (Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social)

19/08, quarta-feira, às 18h30min
Digitalização e convergência das mídias
A tendência de reunir diversas tecnologias em uma mesma plataforma será um marco para o campo das comunicações. Caso o setor popular brasileiro não participe deste debate, assistiremos essa oportunidade ser apropriada, mais uma vez, pelas grandes empresas de telecomunicações, enquanto o interesse público ficará relegado ao esquecimento. Venha discutir esse tema e construir propostas concretas para a ampliação do direito à comunicação.
Local: APP Sindicato – Rua Voluntários da Pátria, 475 - 14º andar, Ed. Asa.
Palestrante: Celso Schröder (FNDC - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação)

05/09, sábado, às 9 horas
Universalização da banda larga, inclusão digital e Internet
Muito além de ter um computador e acesso à internet, inclusão digital significa também conhecer as ferramentas e saber usá-las, a partir de uma capacitação crítica das populações quanto ao conteúdo da rede, transformando-os não em consumidores de informação, mas em produtores de conteúdo. Incluir digitalmente significa ainda desenvolver políticas públicas que priorizem tecnologias sociais, mais acessíveis a toda a população. Contribua para esta discussão, participando da II Jornada.
Local: APP Sindicato – Rua Voluntários da Pátria, 475 - 14º andar, Ed. Asa.
Palestrante: Demi Getschko (CGI-Br - Comitê Gestor da Internet no Brasil)


Comissão Paranaense Pró-Conferência de Comunicação
Conheça o site da comissão nacional:
www.proconferencia.org.br

Acesse o blog da comissão paranaense
www.proconferenciaparana.com.br

Nenhum comentário: