terça-feira, 21 de julho de 2009

Debate aborda monopólio de propriedade da mídia no país

A Comissão Paranaense Pró-Conferência de Comunicação promove na noite desta quarta-feira (22/7) em Curitiba um debate sobre a concentração da propriedade dos meios de comunicação do país.

O debate acontece às 18h30, na sede estadual da APP-Sindicato, localizada no 14º andar do Edifício Asa, na rua Voluntários da Pátria, 475.

O palestrante convidado é João Brant. Integrante da organização não-governamental Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, Brant é formado em Comunicação Social (rádio e TV) pela USP, com mestrado em regulação e políticas de comunicação pela London School of Economics and Political Science e coautor do livro "Comunicação digital e a construção dos commons".

Conforme dados do projeto "Donos da Mídia", que reúne dados públicos e informações fornecidas pelos grupos de comunicação, as quatro maiores redes de TV no Brasil (Globo, SBT, Band e Record), por exemplo, controlam 843 veículos em todo o país.

O evento desta quarta-feira faz parte da 2ª Jornada pela Democratização da Mídia, que consiste numa uma série de atividades relacionadas à democratização da comunicação, realizadas até setembro em preparação à 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom).

Marcada para dezembro em Brasília, a Confecom será precedida por etapas municipais, regionais e estaduais.

Todas as atividades da 2ª Jornada pela Democratização da Mídia são gratuitas. Confira a seguir a programação prevista para os próximos meses.




22/7, quarta-feira, 18h30min
Propriedade e concentração dos meios de comunicação
O monopólio da comunicação por famílias e grupos empresariais transformam um direito fundamental em um meio para o fortalecimento de poder político e econômico de poucas pessoas no Brasil. A visão patrimonialista do setor em contraposição ao direito humano à comunicação são o cerne desse debate.
Local: APP Sindicato – Rua Voluntários da Pátria, 475 - 14º andar, Ed. Asa.
Palestrante: João Brant (Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social)

8/8, sábado, 9 horas
Desafios do sistema público: a complementaridade necessária
A comunicação brasileira se caracteriza pelo predomínio das mídias privadas, enquanto existem poucos canais estatais e os canais públicos são experiências recentes e embrionárias. Os desafios para a construção de um sistema público e as premissas que devem orientar este campo serão temas chaves para este debate.
Local: APP Sindicato – Rua Voluntários da Pátria, 475 - 14º andar, Ed. Asa.
Palestrante: Jonas Valente (Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social)

19/8, quarta-feira, às 18h30min
Digitalização e convergência das mídias
A tendência de reunir diversas tecnologias em uma mesma plataforma será um marco para o campo das comunicações. Caso o setor popular brasileiro não participe deste debate, assistiremos essa oportunidade ser apropriada, mais uma vez, pelas grandes empresas de telecomunicações, enquanto o interesse público ficará relegado ao esquecimento. Venha discutir esse tema e construir propostas concretas para a ampliação do direito à comunicação.
Local: APP Sindicato – Rua Voluntários da Pátria, 475 - 14º andar, Ed. Asa.
Palestrante: Celso Schröder (FNDC - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação)

5/9, sábado, às 9 horas
Universalização da banda larga, inclusão digital e Internet
Muito além de ter um computador e acesso à internet, inclusão digital significa também conhecer as ferramentas e saber usá-las, a partir de uma capacitação crítica das populações quanto ao conteúdo da rede, transformando-os não em consumidores de informação, mas em produtores de conteúdo. Incluir digitalmente significa ainda desenvolver políticas públicas que priorizem tecnologias sociais, mais acessíveis a toda a população. Contribua para esta discussão, participando da II Jornada.
Local: APP Sindicato – Rua Voluntários da Pátria, 475 - 14º andar, Ed. Asa.
Palestrante: Demi Getschko (CGI-Br - Comitê Gestor da Internet no Brasil)


Comissão Paranaense Pró-Conferência de Comunicação

Para saber mais
www.proconferencia.org.br
www.proconferenciaparana.com.br

Nenhum comentário: