quinta-feira, 2 de julho de 2009

Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma orienta novos movimentos





Do site da Fenaj:



Em comunicado encaminhado no início desta semana às entidades participantes do movimento em defesa do diploma como requisito para o exercício profissional do Jornalismo, a coordenação da campanha orienta a intensificação das ações nacionalmente. Além de buscar junto ao Congresso Nacional uma saída para o impasse criado com a decisão do STF que extinguiu o diploma, o objetivo é buscar a atualização da regulamentação profissional junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, a criação do Conselho Federal dos Jornalistas e a qualidade do ensino de Jornalismo com novas diretrizes curriculares.

Uma tarja preta foi incluída na arte da campanha em defesa do diploma, expressando o protesto dos jornalistas e de diversos segmentos da sociedade à decisão do STF. Um novo folder também já está em circulação. A ideia é que a nova arte seja incluída nos sites e materiais das entidades apoiadoras do movimento.

A orientação geral da coordenação do movimento é “continuar com as manifestações e atividades públicas em todo o país, buscando ampliar cada vez mais a nossa base de apoio junto à população, movimentos sociais, entidades sindicais e profissionais”. Entre as sugestões de ações apontadas estão buscar maior adesão ao movimento junto às escolas, professores e estudantes, angariar apoio parlamentar nos estados para criar uma Frente Suprapartidária Mista no Congresso Nacional em defesa da profissão de jornalista e prosseguir com a coleta de assinaturas no abaixo-assinado em defesa da regulamentação e da formação, em continuidade ao que já recolheu mais de 20 mil assinaturas.

Uma rede de estudantes de Jornalismo está sendo criada na internet e está sendo preparado, para agosto, em Brasília, um grande ato público. O movimento conta com o apoio da FENAJ e dos Sindicatos de Jornalistas.

A FENAJ convocou para 17 de julho, em São Paulo, uma reunião de sua direção com representantes dos 31 Sindicatos de Jornalistas do país. Além de traçar a estratégia geral de luta para restabelecer a exigência do diploma em curso superior de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão será discutida, também, a participação das entidades sindicais da categoria no processo da I Conferência Nacional de Comunicação.

Nenhum comentário: